DESEMPENHO DE HÍBRIDOS DE MILHO SOB A AÇÃO DE PRATYLENCHUS BRACHYURUS E P. ZEAE

作者

  • Samira Scaff Neves Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil
  • Pedro Luis Martins Soares Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil.
  • Elder Simoes de Paula Batista Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil.
  • Jaime Maia do Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil.

关键词:

nematoides das lesões radiculares, genótipos, Zea mays

摘要

Os nematoides das lesões radiculares (NLR, Pratylenchus spp.) são encontrados em diversas culturas, inclusive o milho (Zea mays). O objetivo foi avaliar híbridos de milho sob a ação de duas espécies de NLR (Pratylenchus brachyurus e P. zeae), bem como o desenvolvimento das populações destes nematoides. O experimento foi desenvolvido em casa-de-vegetação com os dois nematoides e seis híbridos (DKB390 PRO, DKB350 PRO, DKB250 PRO, AS1572 PRO, AG8061 PRO e um Híbrido Experimental). Observou-se que P. zeae se multiplicou mais do que P. brachyurus em todos os híbridos, porém P. brachyurus comprometeu mais o desenvolvimento das plantas. Os híbridos se comportaram de maneira diferente quanto à multiplicação de ambas espécies de nematoides, uma vez que reagiram diferentemente a todas as variáveis biométricas avaliadas, exceto para matéria fresca de parte aérea e para a multiplicação de P. brachyurus que foi maior no AG8061 PRO. Tais resultados não permitem considerar os híbridos testados como resistentes, mas os classificam como possíveis fontes de resistência aos NLR.

##submission.downloads##

已出版

2016-07-07

栏目

Articles