DESEMPENHO DE HÍBRIDOS DE MILHO SOB A AÇÃO DE PRATYLENCHUS BRACHYURUS E P. ZEAE

Authors

  • Samira Scaff Neves Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil
  • Pedro Luis Martins Soares Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil.
  • Elder Simoes de Paula Batista Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil.
  • Jaime Maia do Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp/FCAV, Departamento de Fitossanidade, Laboratório de Nematologia. Via de Acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n, Jaboticabal – SP, Brasil.

Keywords:

nematoides das lesões radiculares, genótipos, Zea mays

Abstract

Os nematoides das lesões radiculares (NLR, Pratylenchus spp.) são encontrados em diversas culturas, inclusive o milho (Zea mays). O objetivo foi avaliar híbridos de milho sob a ação de duas espécies de NLR (Pratylenchus brachyurus e P. zeae), bem como o desenvolvimento das populações destes nematoides. O experimento foi desenvolvido em casa-de-vegetação com os dois nematoides e seis híbridos (DKB390 PRO, DKB350 PRO, DKB250 PRO, AS1572 PRO, AG8061 PRO e um Híbrido Experimental). Observou-se que P. zeae se multiplicou mais do que P. brachyurus em todos os híbridos, porém P. brachyurus comprometeu mais o desenvolvimento das plantas. Os híbridos se comportaram de maneira diferente quanto à multiplicação de ambas espécies de nematoides, uma vez que reagiram diferentemente a todas as variáveis biométricas avaliadas, exceto para matéria fresca de parte aérea e para a multiplicação de P. brachyurus que foi maior no AG8061 PRO. Tais resultados não permitem considerar os híbridos testados como resistentes, mas os classificam como possíveis fontes de resistência aos NLR.

Downloads

Published

2016-07-07

Issue

Section

Articles